O 17º workshop de Compliance deu sequência à série de encontros abrangendo as políticas internas da empresa.

14/11/2018 – No primeiro dia da série, abordamos o Código de Ética e de Conduta, que deve balizar o comportamento comercial, técnico e social de todos os parceiros (internos e externos) da organização. Em seguida, tivemos workshops abrangendo as políticas Ambiental, de Compliance, Gestão de Riscos, Gestão dos Serviços Terceirizados, Política de TI, Política para Viagens, Política para Fornecedores e a Política de Comunicação. Complementando essa última, tratamos, neste workshop, da Política de Treinamento da QFS Consulting.

Assim como para os atletas, também para quem trabalha o treinamento é essencial. Um treinamento adequado às necessidades da empresa faz com que todos trabalhem de forma coordenada para atingir a Visão idealizada pela Alta Administração.

Geralmente, há resistência em relação a treinamentos, especialmente pela descrença do público de que de fato se aprende algo que não seja o óbvio. Afinal, para muitos, atitudes e práticas profissionais adequadas dependem da boa-fé e não de treinamento. Vários dos programas de treinamento também geram desconfiança quando provocam a impressão de que eles apenas existem para proteger a administração por alguma potencial infração.

Em alguns casos, o grupo não percebe a necessidade de treinamento, e confia apenas em sua disposição para atingir as metas. Mas, sem o preparo adequado, mesmo um time bem-intencionado fica na dependência da ajuda divina para obter bons resultados.

Gestores bem-sucedidos já comprovaram que comunicação e treinamento são imprescindíveis para que as regras sejam realmente incorporadas no dia-a-dia das pessoas e seguidas à risca. E somente um treinamento adequado e constante pode capacitar os parceiros internos a agirem com presteza e eficácia.

Além disso, não basta simplesmente divulgar a existência de uma política ou de um programa de integridade: é fundamental que eles sejam efetivos.Os funcionários devem ter claros para si os valores que são referência para a empresa, a qual, naturalmente, deve enfatizar o seu compromisso com integridade e ética nos negócios. Esses conceitos devem ser internalizados por todos os colaboradores, mediante exemplo e comprometimento daqueles que estão no topo da organização.

Assim, a Política de Treinamento visa difundir internamente os princípios gerais e normas de Compliance da QFS Consulting, e as principais leis e normas aplicáveis às suas atividades. Para isso, as parcerias com os departamentos de comunicação e de recursos humanos são fundamentais.

O cumprimento das regras, a comunicação clara, os objetivos bem definidos e o treinamento adequado são pilares de sustentação de qualquer empresa, grupo de trabalho ou empreendimento. As Políticas Internas são parte do Programa de Compliance, e comprovadamente constituem a  melhor estratégia para a boa governança corporativa.