Respostas a algumas das perguntas mais comuns a respeito do Programa de Compliance da QFS / Grupo Ferreira Souza

Quatro questões têm sido mais frequentemente levantadas, e procuramos esclarecê-las abaixo. Por favor fiquem à vontade para consultar-nos a qualquer momento a respeito desse Programa, através do e-mail compliance@grupoferreirasouza.com.br , via Telegram ou por qualquer outro meio que acharem mais conveniente.

 

1. O que é o Programa de Compliance?

• O compliance é uma questão estratégica para uma boa governança corporativa, sendo indispensável nas empresas, independentemente do seu porte e de seu segmento, uma vez que busca assegurar que o exercício das suas atividades se dê de forma sustentável. Estar em compliance significa estar em estrita conformidade com o ordenamento jurídico e com as regulações e as normas internas e externas aplicáveis, bem como em consonância com elevados padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental. O Programa de Compliance do Grupo Ferreira Souza destina-se, também, a cumprir as exigências da Lei Federal 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), e atender à legislação específica que está sendo adotada por diversas unidades da Federação, como RJ e DF, tornadas obrigatórias para todas as entidades que tiverem contratos com a Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal.

 

2. Se o Programa é da QFS, por qual razão os colaboradores de outras empresas precisam tomar ciência dele?

• Embora o Programa esteja sendo implantado inicialmente na QFS, o Código de Ética é do Grupo Ferreira Souza como um todo. Como informado na Carta do Presidente, o Código de Ética é uma oficialização dos princípios que norteiam a ação das empresas do Grupo e de cada um de seus colaboradores. O Programa de Compliance será também gradualmente estendido a todas as empresas do Grupo.

 

3. Como posso me informar melhor sobre o Programa?

• Todos terão oportunidade de participar dos workshops semanais promovidos pelo Grupo, ocasião em que receberão mais informações e poderão apresentar suas dúvidas. Os workshops acontecem sempre às segundas-feiras, das 15h até as 17:30, e a sala virtual (appear.in/qfs) comporta até 12 acessos, permitindo que várias pessoas se reúnam fisicamente para participarem virtualmente, usando um mesmo acesso. Iris convidará a cada um, mas todos serão bem-vindos, inclusive os que já participaram dos workshops anteriores. Diversas informações sobre o Programa de Compliance já estão disponíveis no site da QFS (https://qfsconsulting.com.br/). Recomendamos que assistam ao vídeo explicativo na seção “Vídeos” do site. Adicionalmente, estão sendo programados pela Direção alguns workshops presenciais do Programa em Maceió, Recife e Macapá.

 

4. O que é esperado das pessoas que integram o Grupo Ferreira Souza?

• Espera-se de cada pessoa o que afirmou o Presidente em sua carta:

“Cada integrante do GRUPO FERREIRA SOUZA é e passa a ser responsável por atuar de forma ética e íntegra, garantindo um ambiente de trabalho seguro, digno e estimulante com difusão de nossos valores internos”.